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Pinterest oferece métricas para análise de case para Brand Budgets

Rede social oferece detalhamento sobre quais marcas seguir.

Depois de lançar seus anúncios, a rede social Pinterest está oferecendo aos seus clientes uma forma de investimento por meio do serviço “scrapbooking social”.

A empresa atualizou sua ferramenta de análise gratuita para as empresas com o intuito de dar detalhes sobre o público de diferentes marcas, incluindo onde eles vivem e qual o nível do tráfego do Pinterest em seus sites. Esse é o tipo de informação que um empresário gostaria de ter ao decidir o quanto do orçamento de uma marca será dedicado à rede social.

Certas empresas poderão conferir informações agregadas e anônimas dos seguidores do Pinterest. Além de dados sobre o público, novas informações incluem: sexo, localização e os dispositivos das pessoas que estão usando a rede social para sites de conteúdo.

“Essa nova ferramenta de análise, pela primeira vez, começa a divulgar dados específicos de perfis”, explica Jason Costa, gerente do Pinterest para análise de produtos e publicidade. A empresa nunca divulgou à varejistas ou editores insights de suas contas e performances.

A análise de dados do Pinterest coincide com a expansão da capacidade dos comerciantes em comprar anúncios no serviço. A empresa está indiretamente construindo um case para marcas, com o objetivo de aumentar os lucros do site.

A rede social disse que iria começar com anúncios e formalmente abriu o fluxo de receita. Adicionou uma ferramenta de anúncio de compra automática para tornar mais fácil para os anunciantes – particularmente as pequenas e médias empresas – a comprar o serviço “Promoted Pins”, disponível apenas para marcas americanas.

Atualmente, os produtos de publicidade do Pinterest oferecem opções como gênero, idioma e tipo de dispositivo, semelhantes aos novos insights de suas ferramentas de análise e segmentação.

A nova ferramenta ajuda empresas a refinar o público que eles desejam investir. Por exemplo: um varejista de roupas pode ver o que os seus seguidores querem e dar “pins” de produtos da própria marca. Isso torna possível que as pessoas cliquem nos “pins” para chegar até o site do varejista e divulgá-lo.

Costa afirma que a ferramenta de análise destina-se, principalmente, a ajudar as empresas a gerir suas contas orgânicas, mostrando-lhes que tipo de conteúdo é bom e o que seu público está interessado. Mas ele reconheceu que isso pode ter um efeito específico com os comerciantes de anúncios pagos.

“Um ‘pin’ promovido é apenas um ‘pin’ orgânico que uma marca paga para que ele cresça”, disse ele. O Pinterest lançou sua primeira ferramenta de análise em março de 2013, como forma de impulsionar o seu botão de compartilhamento.

Destinado a proprietários de sites, a ferramenta rastreia estatísticas relacionadas ao botão “Pin It”, mostrando quantas pessoas clicaram no botão de um site para postar conteúdo em suas contas individuais do Pinterest.

A empresa, então, começou a testar com cerca de 100 companhias norte-americanas a ferramenta em torno das próprias contas Pinterest das empresas. Esse teste começou com certas informações, como os “pins” mais populares de uma marca e quantas pessoas marcaram o conteúdo de seus sites. Isso incluiu conhecimentos de audiência detalhados, como segmentos de interesse e localização de certas áreas.

A ferramenta permite que os comerciantes vejam os “pins” individuais para saber quantas impressões foram recebidas em comparação com aqueles não promovidos. O Pinterest levantou cerca de 764,000 mil dólares em financiamento e conta com 40,1 milhões de usuários por mês nos EUA, de acordo com estimativas da empresa eMarketer.