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Confira algumas novidades do mercado que a Citrus7 selecionou para você.

10 passos para ter uma marca digital efetiva

Fala-se muito sobre marketing e conscientização na nova era digital.

As marcas estão nas redes sociais e buscam por motores de busca que irão competir por um “engajamento” ou “posicionamento” melhor. Porém, poucos conseguem entrar em ressonância com os seus clientes e consumidores.

Hoje, para que as marcas alcancem a nossa lealdade, é preciso estar presente nos momentos indicados e, especialmente, não interromper processos importantes.

Kevin Roberts, CEO da agência de publicidade Saatchi & Saatchi, define o termo “lovemarks” em seu livro “Lovemarks: o futuro além das marcas” como marcas com “fidelidade além da razão”, abordando a importância das emoções e das histórias por trás das marcas que seguimos, defendemos e, em última instância, amamos.

Marcas não são definidas pelo seu logo ou cartão, como diz Seth Godin: “(…) São um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relações que, quando ligadas, são creditadas ao consumidor em sua decisão ao escolher um produto em detrimento de outro. Mas, o que são essas diferentes marcas na era digital?

Conteúdo fascinante, educacional e relevante

Marcas buscam estreitar os laços com os seus clientes ou consumidores. Elas sabem que, além de um grande produto ou serviço, devem ser uma fonte de informação útil, educando com autoridade no seu nicho. A American Express faz isso de forma brilhante na OpenForum.com

Ouça e responda aos seus clientes e prospectores

As redes sociais são um fórum aberto e público. As marcas mais amadas não só resolvem questões ou problemas, mas ouvem seus clientes e respondem com ações heroicas.

Concentre-se nas pessoas, não em objetivos

A diferença não pode ser óbvia, mas uma coisa é saber processos demográficos de um produto ou serviço. Outra é compreender seu cliente, suas necessidades e questões em determinados nichos.

Eduque, não interrompa

Marcas precisam colocar o cliente ou consumidor na frente. Elas sabem sua história, e mais importante, conhecem o contexto em que seus clientes em potencial estão inseridos.

Encante seus clientes e compradores

Estar no coração de uma marca amada por seus clientes, não é apenas uma estratégia de marketing. Dedique-se e mime seus clientes com um marketing automatizado. Forneça informações valiosas para ajudá-los a resolver suas questões mais íntimas. Veja como Johnson & Johnson faz isso no seu BabyCenter.

Torne a experiência do usuário em seus canais eletrônicos prazerosa

Marcas sabem que o usuário é muito importante e colocam os itens eletrônicos sempre ao seu alcance, sem obstáculos. O usuário recebe informações mais rapidamente e as páginas da marca são projetadas para isso.

Holística

As melhores marcas abordam os problemas das pessoas e apontam soluções de todas as perspectivas possíveis. Utilize sistemas que centralizem esforços de marketing e de branding em um só lugar. Como disse Aristóteles, “o todo é maior do que a soma de suas partes”.

Compreenda

Um conteúdo educacional não servirá para as marcas se ele não falar a língua e o contexto de seus prospectores e clientes. Uma “lovemark” conhece profundamente os problemas de seus clientes.

Seja altruísta

Uma das razões mais importantes que nos faz amar certas marcas é por que elas são generosas. Quando uma marca é egoísta, você irá notar pela sua cultura e ações.

Concentre-se em soluções e não em recursos

Não é preciso ser um guru em branding e marketing para entender que o mais importante na construção de uma marca memorável é entender o que as pessoas pensam, quais são as suas necessidades e como podemos ajudá-las.