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Uma nova maneira de medir o desempenho social do “Social Health Index”

Em parceria com a líder global de tecnologia Lenovo, a Socialbakers desenvolveu o “Social Health Index” como uma adição para o marketing social e a publicidade.

A nova métrica ajudará as marcas a obterem um quadro completo de seus desempenhos sociais, em uma classificação de fácil entendimento. Ambas as empresas precisavam de uma única medida para compreender facilmente o desempenho competitivo em todas as plataformas sociais, orientando decisões executivas.

Era preciso produzir algo simples, mas não às custa de uma capacidade total. Então, as equipes de pesquisa, desenvolvimento e serviços profissionais, identificaram os componentes essenciais para uma vida social saudável, chamada de “PARS”: participação em conversas sociais; aquisição de novos fãs e seguidores; retenção desses mesmos fãs e seguidores e compartilhamento de conteúdo publicado.

É extremamente importante se certificar de que o índice representa as realidades práticas dos negócios competitivos, comparando marcas dentro de um mesmo segmento. Isso significa que, com base na pontuação geral do Social Health Index sobre o valor médio de cada elemento da “PARS”, os resultados não serão suscetíveis a flutuações e picos pontuais.

LENOVO
A Lenovo teve vários desafios ao medir e informar desempenhos sociais. A medição deve ser feita na plataforma central – em um contexto, com desempenho da concorrência direta e de outras grandes marcas globais. Ter essa visão única é ser capaz de ver o que funciona em cada plataforma.

Os resultados são bastante fáceis de serem entendidos. A Lenovo é mais forte do que o Facebook, com uma pontuação de 69 e média de 57 comparada a todas com as plataformas globais. Isso significa que a Lenovo está no percentual de 69 no quesito “performers”, enquanto o Facebook tem uma média global de 57.

Com o Social Health Index, a Lenovo pode identificar picos em diferentes plataformas, adaptando a sua estratégia. Os primeiros resultados foram positivos. A Lenovo já começou a utilizar dados para ajustar estratégias centradas em plataformas.

Equipes da Lenovo têm uma visão mais abrangente de seu desempenho social e global contra qualquer mercado ou referência geográfica. Eles podem ir ainda mais longe e comparar a sua classificação em relação aos concorrentes em mercados específicos.

“Precisávamos avaliar o nosso desempenho social e relatar os resultados de uma forma digerível”, diz Rod Strother, diretor do Centro Digital e Social de Excelência da Lenovo. “Com o Social Health Index, temos insights que podem agir imediatamente, em todos os níveis de organização”.

Como funciona?
Para clientes que utilizam o painel executivo da Socialbakers, o centro de comando e o Social Health Index, há um “PARS” específico para cada plataforma, assim como dados contra vários concorrentes. A pontuação geral da Social Health Index é o valor médio do desempenho de uma marca e plataforma.

A nova métrica usa um sistema com base em pontuações medianas por plataforma. Isso significa que uma campanha de sucesso no YouTube não pode alterar significativamente outros parâmetros. O sistema tem um built-in resistência para oscilações bruscas. Você pode começar uma medida consistente e confiável de desempenho por vez.

O que isso significa?
Cerca de 80% das empresas que fazem parte do “Fortune 500” têm presença em múltiplas plataformas sociais. O gasto com publicidade social, em 2014, totalizará mais de US$ 16 bilhões – um aumento de 45% a partir de 2013. O Social Health Index fornece uma comparação direta com os concorrentes, coloca o desempenho social em contexto e fornece uma simples métrica de rastreamento.