PT | EN
Novidades

Confira algumas novidades do mercado que a Citrus7 selecionou para você.

Google responde ao impacto do bloqueamento do CSS & JSS & Panda 4.0

Temos a resposta de um Googler.

Cobrimos algumas teorias de SEO sobre a questão do bloqueamento do JavaScript e do CSS 4.0, provocando problemas no Panda 4.0., com base em dados de sites que relataram os mesmos efeitos. Porém, agora temos uma resposta de um Googler.

Talvez a resposta seja um pouco confusa. Um webmaster postou a teoria no Google Webmaster Help, e John Mueller, do Google, respondeu ao caso não necessariamente envolvendo o Panda 4 ao bloqueio do CSS & JavaScript.

Ele respondeu à pergunta sobre ser atingido pelo Panda e sobre o bloqueio de conteúdo via arquivos externos.

“Permitir o rastreamento de JavaScript e CSS torna muito mais fácil o reconhecimento e crédito ao conteúdo de um site. Por exemplo: se você baixa um conteúdo via os feeds do AJAX / JSON, eles seriam invisíveis para nós se você não permitisse o rastreamento do seu JavaScript. Se você estiver usando o CSS para lidar com um design que funciona muito bem em smartphones, não seríamos capazes de reconhecer o CSS, impedido de ser rastreado.”

John ainda completa:

“É por isso que recomendamos a permissão do rastreamento de URLs que afetam significativamente o layout ou o conteúdo de uma página. Eu não tenho certeza qual problema no JavaScript você se refere, mas parece que ele não é do tipo visível a todos. Se você nota problemas, eles seriam alheios a esse parte do JavaScript bloqueada a partir de rastreamentos.”

Então, o que John afirma é que se você bloquear o conteúdo, ele poderá afetar o algoritmo do Panda? Ou ele afirma que o conteúdo bloqueado não pode ser visto pelo Google e não tem impacto sobre o Panda? Ou talvez ele tenha ou não impacto sobre o Panda, pois o Panda se preocupa com o conteúdo e talvez com o layout?

De acordo com John, o que implica não é Panda. “Olhando para o seu site, scripts não permitidos definitivamente não causam problemas – é uma questão de ligações problemáticas. Como há uma ação manual envolvida, é possível trabalhar para resolver o problema.”

Em relação à perguntas mais abrangentes sobre scripts não permitidos e arquivos CSS, é necessário melhorar a qualidade do algoritmo do Panda: principalmente para tentar compreender a qualidade geral de uma página (ou site), e não permitir o rastreamento de aspectos individuais, geralmente vistos mais como uma questão técnica. Dessa forma, isso não seria um fator primordial para a criação de algoritmos de qualidade.

Não há dúvidas da não permissão do rastreamento do CSS ou do JavaScript e de suas relações com algoritmos de qualidade, visualizados de forma negativa por sites.