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Descubra o que significa a definição “Internet das coisas”
O termo pode ser abreviado para IoT. Se você está se perguntando o que é exatamente isso, fique tranquilo. Você não é o único.
18 de agosto de 2014 Citrus7 Mercado
Podemos encontrar na internet de tudo um pouco, inclusive a Web 2.0. E todas essas coisas são realmente diferentes entre si? A resposta é sim e também não. A “Internet das coisas” não é um novo protocolo de informações recuperadas. Fala sobre dispositivos que se conectam, como eles interagem, e como as empresas podem usá-los.
Para realmente entender o termo, vamos considerar a própria internet como exemplo. Isto é, muitas informações, hiperlinks juntos em uma grande e constante mudança de idéias, imagens e fatos. A internet é basicamente informação: onde ela se origina não tem propriamente relação com a informação em si. A localização física de uma fonte de dados é tão importante quanto os dados em si. Isso tem um grande impacto na forma como eles serão utilizados.
Imaginando a “Internet das coisas”
Pense que você seja o dono de uma fábrica de impressão. As prensas que você usa possuem sensores e dispositivos. Na “Internet das coisas”, os dados de sensores das suas prensas se alimentam diretamente no seu computador, em tempo real. O seu sistema pode monitorar esses dados, realizando ajustes com base em condições atuais de trabalho, analisando informações e alimentando-as de volta para você.
No mundo dos automóveis, encontramos um outro exemplo. Pequenos sensores podem monitorar seu estilo de condução e velocidade ao dirigir um carro, alguns rastreiam a sua localização e o quão longe você viaja. Seu smartphone, GPS e sistema de navegação in-car também podem rastrear sua localização. É apenas mais uma forma como os seus dados estão sendo coletados, analisados e usados para tomar decisões.
“A Internet das coisas” e o seu negócio
Empresas de pequeno porte podem usar a “Internet das coisas”. É possível fornecer um fluxo constante de informações sobre nós mesmos quando fazemos uma pesquisa no Google ou usamos o Facebook ou outras redes sociais. Anunciantes usam nossas informações para personalizar os anúncios com os nossos gostos pessoais (ou o que vimos recentemente na internet). Mas, para muitas empresas, especialmente nos EUA, implementar diretamente a “Internet das coisas” vai demorar algum tempo.
Quando ela chegar, irá fornecer um novo tipo de dados centralizados ao cliente que irá responder instantaneamente às mudanças do mundo real. E para as empresas trará ainda uma outra dimensão para o processo de tomada de decisões.
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