PT | EN
Novidades

Confira algumas novidades do mercado que a Citrus7 selecionou para você.

Empresa W3C aponta padrão completo do HTML5

Há mais de quatro anos, Steve Jobs declarou guerra ao Flash e ao HTML5.

O padrão HTML5, há muito tempo, tem sido escrito de maneira antiga – uma vez que os desenvolvedores, fabricantes de navegadores e imprensa têm falado sobre isso há anos. Porém, até hoje, o HTML5 ainda estava na ativa. A empresa W3C publicou a versão final da norma depois de anos de adições de recursos e de alterações.

Como usuário, você não vai notar nenhuma grande diferença. Provavelmente, seu navegador já suporta a maioria dos recursos do HTML5, como vídeos e gráficos vetoriais (a menos que você use uma versão muito antiga do Internet Explorer).

Outros novos recursos importantes que o HTML5 trouxe para a web ao longo dos últimos anos foram: o elemento < canvas > para formas em 2D, imagens bitmap, suporte para o MathML para a exibição de notações matemáticas no navegador, APIs, cachês off-line e o botão de “arrastar-e-soltar”.

“Nós esperamos ser capazes de compartilhar fotos, notícias e procurar informações em qualquer dispositivo. Embora eles permaneçam invisíveis para a maioria dos usuários, a HTML5 e a Plataforma “Open Web” estão conduzindo crescentes expectativas dos usuários”, diz Tim Berners-Lee, diretor do W3C.

A HTML5 define um conjunto de recursos que os desenvolvedores web dependem para a construção de seus sites. Qualquer recurso “não interoperável” foi transferido para o HTML 5.1 (incluindo a polêmica ideia de adicionar suporte para alguns tipos de gerenciamento de direitos digitais). O HTML 5.1 será lançado no início do próximo ano, e o grupo de trabalho continuará a trabalhar sobre os recursos excluídos do HTML5.

De todos os novos recursos, Cotton acredita que a característica mais importante é, provavelmente, a tag < video >.”Parecia que iria demorar até 2020 para chegar a uma recomendação final. Graças à W3C e ao “Plano de 2014”, temos uma versão final”. Cotton acredita que esse foi o maior compromisso das diferentes partes interessadas.

“Como parte do ‘Plano de 2014’, nós encorajamos o grupo a trabalhar em alguns itens controversos, em paralelo ao HTML5, como a ‘Ficha de Extensão’. Na verdade, algumas dessas características de extensão foram desenvolvidas separadamente antes de suas conclusões”, comenta Cotton.

Ele observa que o desafio será manter o ambiente em evolução ao fazer padrões abertos de resposta a essas mudanças. “As ferramentas que os desenvolvedores usam, como o GitHub e as mídias sociais, são muito diferentes do que as que existiam há cinco anos. Se quisermos que o trabalho futuro do HTML envolva desenvolvedores web, temos que evoluir para mudanças de ambiente”, explica.

A próxima versão precisa se concentrar em um número de “fundamentos de aplicação”, como ferramentas para a segurança e privacidade, interações do dispositivo, ciclo de vida de aplicativos, mídia e comunicações em tempo real e serviços em torno da web social.

Tudo isso fará com que seja mais fácil para os desenvolvedores apoiarem a plataforma web. Com as recomendações finais, a W3C começará a corrigir os erros e a trabalhar no HTML 5.1.