PT | EN
Novidades

Confira algumas novidades do mercado que a Citrus7 selecionou para você.

Como medir o ROI das suas mídias sociais usando o Google Analytics

Você quer entender como funciona o retorno das suas mídias sobre os seus investimentos sociais (ROI)?

Primeiro você precisa acompanhar o histórico dos seus clientes no Google Analytics. Para descobrir como coletar e analisar os dados fornecidos, e calcular corretamente os impactos das mídias no marketing dos seus negócios. Siga as nossas dicas.

1. Crie um segmento personalizado

Você precisa ter dados para poder segmentar seus grupos de controle. Quando alguém visita o seu site a partir de uma mídia social, o Google tem uma forma automatizada de identificar o usuário e adicioná-lo nos “Termos de Aquisição Social”.

O desafio com a configuração de dados é o número limitado de relatórios que podemos ver, além do pouco controle sobre como eles serão exibidos. Por isso, configure um segmento personalizado – assim como o Google Analytics rastreia automaticamente o tráfego de cada rede social.

2. Faça o login no Google Analytics

Para fazer o login, siga esses passos:

Clique em Aquisição> Social> Rede de referências. Passe o mouse sobre qualquer uma das redes sociais no relatório para ver como o Google determina o tráfego a partir dessa rede. No topo da página, clique em “Adicionar Segmento” e, em seguida, clique na caixa “Segment”.

Para adicionar o título do relatório GA padrão, clique em “Usuários Sociais” e, depois, em “Condições”. Selecione a ferramenta “Source Countains” e digite o que você viu na lista drop-down (por exemplo: Twitter.com). Usando o Twitter como um exemplo, você verá outros tipos de tráfego da rede social. Observe o que aparece e adicione demais listas. Você pode fazer isso clicando em “OR” e digitando novos critérios.

Reveja os números de todas as sessões para ver se correspondem ao “Defaul”. Clique na seta ao lado do segmento, no topo da página, e selecione “Editar”. Repita esse processo para cada rede social encontrada. Digite o nome da rede e veja se as fontes de tráfego adicionais aparecem. Em caso positivo, adicione-as ao seu segmento. Verifique novamente se os números de todas as sessões correspondem ao número de usuários sociais GA padrão.

Seu número de GA “all sessions” deve corresponder ao número de usuários sociais. Uma dica, se você tiver bastante tráfego social, poderá ficar sem campos. Principalmente se continuar marcando para cada critério. Se for esse o caso, considere o uso do Regex para incluir vários critérios em um campo.

Vá em “Jogos Regex” para incluir vários critérios em um campo. Selecione Fonte> Jogos Regex. Use o tubo, sem espaços, antes ou depois de cada critério para significar o “OR”. Para tirar o tubo, segure a tecla “Shift” e pressione a tecla “Barra Invertida”.

3. Isole usuários no conjunto de dados

O próximo passo é configurar os dados para que você possa isolar o tráfego em dois grupos: o “default social users” e o “social link clickers”. O primeiro grupo é aquele que chegou ao seu site pelas mídias sociais e que é automaticamente rastreado pelo Google Analytics. O segundo grupo não veio a partir dos links que você criou e compartilhou. O “social link clickers” são usuários que clicaram nos links que você distribuiu nas suas mídias sociais e no tráfego resultante das ações desses links.

Para isolar os dois grupos, use o construtor de URL do Google a fim de criar links rastreáveis que você poderá compartilhar em suas redes sociais. Crie uma planilha do Excel, que inclui todas as suas fontes e meios de comunicação para copiar e colá-los para o “construtor” de URL e manter seus dados limpos. Use o construtor para rastrear separadamente usuários padrão dos “social clickers”.

No construtor URL, digite a URL que você deseja compartilhar: um link para seu site. O segundo passo é adicionar metadados que o Google Analytics será capaz de ler e incluir em seu conjunto de dados. No campo “Origem Da Campanha”, digite “SLC” + a rede social (o “SLC” significa a ligação dos “social clickers”). É a chave para isolar esses usuários.

4.Encontre a SLC na origem da campanha

Digite o tipo de conteúdo no campo “Medium Campaign” e o título do conteúdo no campo “Nome da campanha” (exemplo: Como criar grupos de controle para as mídias sociais no Google Analytics?). Quando estiver pronto, clique em “Enviar”. Você vai ter uma URL longa, mas poderá reduzi-la com a ferramenta de gerenciamento de mídias sociais. Em seguida, adicione a sua atualização de status e poste-a. Siga as etapas na seção 1 para adicionar um segmento personalizado que contém o SLC da fonte, para que você possa executar os relatórios.

5.Análise de dados

Antes de analisar os seus dados, faça uma lista de perguntas a serem respondidas e, em seguida, liste as métricas para respondê-las. Aqui estão algumas ideias: O compartilhamento de conteúdo em canais sociais influencia na consideração de produtos e serviços? O compartilhamento do conteúdo publicado em seu site e o conteúdo de curadoria influenciam uma propensão maior ou menor para a consideração?

6.Use segmentos personalizados para analisar os grupos de controle

Para conduzir a sua análise, use segmentos personalizados criados para o GA padrão de usuários sociais e “clickers”. Exporte os dados do Google Analytics para o Excel para calcular variações percentuais entre os grupos de controle.

Navegue aos relatórios das métricas que você deseja analisar. Em seguida, copie e cole as métricas em uma planilha do Excel ou use a função “Exportar” para criar um arquivo com dados brutos que você pode abrir no Excel.

Calcule a porcentagem de mudanças de um grupo para o outro para saber onde estão os valores extremos. Destaque as ideias que você encontrar nos dados.

Entender como medir o ROI das mídias sociais é algo desejado por todos os comerciantes. Observe como as mídias sociais influenciam a conscientização, o engajamento, a consideração, a aquisição, a conservação, a defesa e a lealdade dos clientes. Não deixe de utilizar o Google Analytics para criar grupos de controle para identificar as visitas ao seu site.