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O Foursquare funcionará para anunciantes ao longo prazo?

Veja algumas estatísticas sobre a rede social de geo-marketing.

Durante o inverno frio e impiedoso deste ano que abateu o hemisfério norte, o Foursquare conseguiu reacender o seu negócio, conquistando US$15 milhões em recursos da Microsoft, bem como uma campanha de três meses com a Heineken. A esperança de desenvolvimento da empresa foi renovada com o crescimento de usuários: 45 milhões de downloads de aplicativos, na última contagem.

Os dados de localização do Foursquare se destacam em um universo de varejo onde inteligências digitais fundem-se cada vez mais. Eric Bader, CMO da RadiumOne comenta: “Foursquare tem uma grande base de dados de localização que você não pode encontrar em outro lugar. Mas será que podemos usá-los em escala?”

O representante do FourSquare Brendan Lewis respondeu à afirmação de escala dizendo: “A qualidade dos dados do Foursquare e do público é o que nos diferencia. Nossos dados são de primeira-mão, não comprados ou agregados, como os outros”.

Em outras palavras, será que é aí que reside o negócio de 5 anos da rede social? Serão seus 6 milhões de check-ins diários o suficiente para atrair comerciantes de longo prazo?

Macy’s, RadioShack e Burger King já se envolveram com a publicidade do Foursquare. Mas, enquanto os varejistas são mais do que bem-vindos para utilizar a plataforma para inteligência de negócios, ainda não está claro se o sistema tornou-se uma fonte de material para campanhas maiores.

Brian Blau, pesquisador do Gartner, respondeu que o Foursquare pode ajudar os varejistas a determinar tickets-médios em populações. “O histórico de dados em termos de comportamento dos clientes ao longo de períodos de tempo, vão dar respostas interessantes, já que não se pode simular tal informação”, disse Blau, além de que “Dados de localização exata, são muito difíceis de encontrar.”

Na verdade, os profissionais do mercado mobile sabem que a precisão dos dados, muitas vezes, enfraquecem o desempenho do seu nicho, e é por isso que os check-ins do Foursquare, oriundos de milhares de consumidores continuam a intrigar os comerciantes. Como Bader do RadiumOne disse: “Eu sou um otimista em relação ao Foursquare. Embora, acredito que os dados devam ser utilizados como mais uma peça do quebra-cabeça do que como todo o quebra-cabeça.”