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Os melhores exemplos, questões e guias para encontrar a sua voz no marketing de mídias sociais

Ela pode direcionar o seu público com o intuito de liderá-lo. Ensinamos como encontrar o tom certo para a sua marca.

Entre as muitas maneiras de se destacar dentro das mídias sociais – com um conteúdo excelente, imagens incríveis, formatação específica e muito mais – muitas vezes a voz é deixada de lado. E nós não queremos que as marcas pensem que nós somos apenas cifrões, certo? Nós buscamos por uma comunicação autêntica.

Encontrar uma voz para o seu marketing dentro das mídias sociais pode ser difícil: o conceito é um pouco diferente de outras estratégias de otimização on-line. A voz não é uma estatística que você pode controlar, ou um elemento de design que você pode ajustar, por exemplo. A voz é mais profunda do que isso. Ao invés de rastreá-la e analisá-la, você pode planejar e colocar em prática a definição do que é voz. Preparamos uma lista do que funciona de melhor em termos de conseguir a sua voz e usá-la para interagir on-line.

Qual é a diferença entre voz e tom?

Quando você iniciar uma discussão sobre voz no marketing dentro das mídias sociais, você não pode deixar de falar sobre o tom. Os dois andam de mãos dadas e são frequentemente usados como sinônimos. Neste sentido, é menos importante descobrir quais são as definições de ambos – desde que você as tenha. Dessa forma, será mais fácil descobrir para onde você está indo, com uma direção melhor definida.

As definições que fazem mais sentido são as que determinam as diferenças entre voz e tom. Reunir conteúdo elimina as diferença da seguinte maneira: Voz: A personalidade da sua marca descrita em um adjetivo. Por exemplo: as marcas podem ser positivas, cínicas ou profissionais. Tom: Um subconjunto da voz da sua marca. O tom acrescenta uma definição específica à sua voz com base em fatores como o público, situação e canal.

Essencialmente, há uma voz para a sua marca e muitos tons que refinam ela. A voz é uma declaração de uma missão. O tom é a aplicação dessa missão. Outra maneira de olhar para a voz é por meio de uma fórmula de quatro partes, sugerida por Stephanie Schwab, escritora do Social Media Explorer. Ela desconstrói a definição do que é voz e divide-a não apenas pelo tom, mas também por caráter, linguagem e propósito. No gráfico abaixo, ela usa adjetivos para definir cada área de uma voz de uma marca global:

Personagem/persona: Quem define a sua marca? Se você imaginar a sua marca social como uma pessoa, você pode detalhar a identidade dela com atributos específicos que se encaixam como você quer ser no meio on-line?

Tom: Qual é a vibração geral da sua marca? Idioma: Que tipo de palavras você usa em suas conversas nas mídias sociais? Objetivo: Por que você está nas mídias sociais? Juntas, essas quatro áreas podem ajudar a definir a voz global da sua marca. É um exercício observar essas etapas para obter insights sobre cada uma delas. Você verá, a seguir, o processo para determinar a sua voz dentro das mídias sociais.

Daqui em diante, porém, vamos trabalhar com a definição do que é voz, da personalidade da sua marca e como o tom se refere às implementações específicas da voz. Enquanto definimos, eu devo explicar o que são as marcas. Você está certo ao assumir que as marcas se referem as grandes e pequenas empresas que vendem produtos e serviços. Eu também gostaria de apontar sobre a definição do que é um indivíduo. Por exemplo: a Coca-Cola tem uma marca. A loja Pat’s Corner tem uma marca. Você tem uma marca. Basicamente, todo mundo em mídias sociais tem uma marca, mesmo eles sabendo disso ou não.

Por que a voz e o tom importam para as mídias sociais?

Tráfego é bom, mas conversar com o seu leitor é mais agradável. Um glorioso feed RSS é um desperdício de tempo. Por que a voz e tom importam: eles humanizam a sua marca e fazem com que você inicie um processo de diálogo natural. A citação acima é do responsável pela voz on-line da revista Esquire, Matt Sullivan. Ele acredita tanto no valor da voz que recomenda mantê-la sob a gestão de um editor, ao invés de um estagiário ou um membro da equipe de marketing.

A voz do marketing de mídias sociais pode levar outras pessoas a fazerem o seu marketing por você. Soa bom demais para ser verdade, certo? Jay Baer da empresa “Convince and Convert” explica que você pode cultivar uma voz que encante seus clientes. Dessa forma, clientes satisfeitos irão falar positivamente sobre a sua marca, criando novos conteúdos. Este conteúdo irá atingir outros clientes em potencial, abordando a mensagem da sua marca para você.

Baer explica que a chave para dar voz ao seu conteúdo é: não basta dar aos seus clientes algo para falar, ofereça à eles alguém para conversar. Em outras palavras, dê um rosto para a sua marca e deixe uma personalidade brilhar. As pessoas muitas vezes querem conexões e não informações. Faça isso de forma correta e você terá um exército de fãs que terão prazer em divulgar a sua marca para você.

Como encontrar a sua voz?

A analogia das mídias sociais – se comparada a um grande coquetel ou churrasco – é uma maneira apropriada de olhar para a voz. Dave Kerpen, CEO da empresa “Likeable Media”, tem uma ótima maneira de explicar isso: Em uma festa, você não dirá a alguém:”Ei, eu sou o Dave. Os meus produtos têm 20% de desconto.” O que você deve fazer é perguntar, contar histórias, ouvir e se relacionar com as pessoas.

Nenhum de nós quer ser o Dave, dizendo a todos sobre os preços baixíssimos de uma empresa. Ao invés disso, é fundamental encontrarmos uma voz única, evidente em todo o marketing de mídias sociais. Quando você está à procura de uma voz, você está procurando por adjetivos. Encontre adjetivos que melhor descrevam a sua marca e você encontrará a sua voz. Aqui estão alguns métodos para descobrir isso:

Existem três C’s da voz

Você pode começar a desenvolver uma voz para a sua marca, examinando a sua cultura, comunidade e diálogo.

Cultura: No que a sua empresa acredita? O que você faz para se destacar de seus concorrentes? As suas qualidades únicas fazem de sua cultura algo especial? Esse deve ser um dos pilares de desenvolvimento da sua voz.

Comunidade: O simples fato de escutar pode revelar como sua comunidade fala, além de ajudá-la a se comunicar de uma maneira mais fácil. Você pode usar a linguagem deles.

Conversação: Personalidade e autenticidade são a chave. O que você deseja adicionar à conversa? Quando você pensar no que pode oferecer, você irá perceber onde a sua voz pode se encaixar.

Faça as perguntas certas

Graças à uma visão geral dos três “C’s” na voz de uma marca, é hora de começar uma coleta de informações. Uma ótima maneira de começar é fazer perguntas. A “Rocket Media” e a “Big Ideas” coletaram um grande número de ideias para criarem uma voz para suas marcas. Aqui estão as minhas favoritas: se a sua marca fosse uma pessoa, que tipo de personalidade ela teria? Se a sua marca fosse uma pessoa, qual seria a sua relação com o consumidor? (A de um treinador, de um amigo, de um professor, de um pai, etc). Descreva em adjetivos como a personalidade da sua empresa não é. Existem empresas que têm uma personalidade semelhante à sua? Por que elas são semelhantes? Como você quer que seus clientes imaginem a sua empresa?

A empresa Distilled tem um recurso incrivelmente profundo sobre como encontrar o “tom de voz certo” para a marca. É interessante como não há a necessidade em diferenciar voz de tom, mas sim em juntá-las de forma única. Uma das dicas para a fase de descoberta da voz é fazer um exercício de palavras-chave: procure palavras-chave ao redor do seu escritório e crie um tema central.

Pergunte para as pessoas certas

Você pode ter uma lista de perguntas e testar a si mesmo, sua equipe e seus clientes. Cada grupo terá uma visão única sobre as respostas. Com os clientes, você pode usar suas interações em mídias sociais para informar ainda mais a voz de sua marca. Reveja as suas atividade sociais, tendo em mente: o tom que eles usam para falar uns com os outros. Como eles falam com outras empresas. As mensagens que compartilham com mais frequência. As outras empresas que eles seguem. O site “Copy Hackers” sugere que você peça diretamente aos seus novos clientes um feedback com relação às vozes de sua marca.

Selecione os seus novos clientes. Envie um follow-up dizendo: “Obrigado por nos escolher” e pergunte ao seu cliente para indicar – de forma simples – quais adjetivos (de uma pequena lista de opções) descrevem melhor como eles se sentem em relação à sua marca. Obviamente haverá diferentes pessoas que poderão dar informações valiosas sobre as qualidades da sua marca e as que não podem. Use o máximo de informações que puder para reunir os adjetivos que definam a sua voz.

Traduza a sua voz ao seu tom

Com os adjetivos, você pode fazer com que a voz da sua marca trabalhe de forma específica, decidindo o tom que você irá usar em várias plataformas de comunicações. A voz é o panorama geral de como você se comunica com as mídias sociais, e o tom é a instância individual – as conversas, os canais, as interações – onde a voz é aplicada.

Uma maneira simples de identificar o seu tom é trabalhar a partir de um modelo em que você pense sobre as maneiras que você deve ou não deve escrever, a fim de manter a sua voz. Priorize os tipos de conteúdo que exijam certo tom e, em seguida, preencha os detalhes de um modelo como este: Tipo de conteúdo: O que você está escrevendo? Leitor: Com quem você está falando neste cenário? Sentimentos do leitor: Qual é a sensação do leitor quando ele se encontra nesse cenário? O seu tom deve ser: use adjetivos que descrevem como esse cenário deve ser. Escreva assim: Dê um breve exemplo de como a escrita deve soar. Dicas: Explique as melhores práticas da escrita para esse cenário.

Aqui está um exemplo do que isso pode parecer, na prática: Tipo de conteúdo: tweets. Leitor: Clientes em potencial, profissionais de marketing. Sentimentos do leitor: coragem e engajamento em encontrar conteúdos e informações interessantes. O tom deve ser: útil, informativo, claro e acessível. Escreva assim: Você sabia que: a jornada de 8 horas foi inventado para ajudar as pessoas a trabalharem menos? Nós temos a história aqui. Dicas: Use muitas perguntas. Evite soar autoritário. Convide outras pessoas para aprender e descobrir.

Outro modelo que vale a pena ser analisado é aquele criado com o objetivo de reunir conteúdo. A sua estrutura é uma fórmula simples de quatro partes para transformar voz em tom. Seus modelos explicam como escrever, como não escrever e as razões disso. Aqui está um exemplo de como este modelo pode parecer, na prática:

Exemplos de vozes e tons – Guia On-line

MailChimp: Poucas outras empresas são tão completas ou transparente com suas orientações de voz e de tom quanto a Mailchimp. Eles têm um guia interativo completo, onde explicam como falar com clientes em diferentes estágios, canais e áreas. Abaixo está um exemplo das mensagens de sucesso que eles usam dentro da interface do MailChimp.

A tese de voz e de tom na MailChimp é explicada acima: antes de escrever o conteúdo é importante pensar sobre os leitores da marca. Embora a nossa voz não mude, o nosso tom adapta-se aos sentimentos de nossos usuários. Nós devemos muito a liderança da MailChimp nos tons e vozes. Recentemente, nós publicamos um guia de tom de como escrever para os nossos clientes via e-mail, Twitter, com mensagens dos produtos, em nosso blog, e qualquer outro lugar de interação.

O princípio fundamental por trás do nosso tom é: para o cliente, a nossa linguagem e tom dizem: eu sou grato por você; Tenho um grande respeito por você; Eu estou ouvindo. Eu estou aberto; Eu estou aqui. Aqui há um exemplo concreto da forma como lidamos com desculpas. Em um tweet podemos dizer: Sinto muito pelo aborrecimento. Iremos atualizar novas informações o quanto antes. Ao invés de: Pedimos desculpas pelo atraso.

O guia on-line de tom para o Mozilla não inclui exemplos específicos sobre o que fazer e o que não fazer. Ao invés disso, ele explica de forma geral para uma empresa o que ela espera alcançar com o seu tom. Uma das minhas frases favoritas do guia do Mozilla é: Não há problema em ser inteligente: não apenas para o seu próprio bem (mas porque estamos muito apaixonados pelas nossas próprias palavras). Como alguém que, muitas vezes, se apaixona por minhas palavras, eu posso ver o valor de proteção nessa ideia.

Dicas para encontrar a sua voz no marketing de mídias sociais

O desenvolvimento de uma voz para o marketing das mídias sociais pode levar a uma melhor experiência global para clientes e para você. Uma voz ajuda a conectar o público de forma cativante. As recompensas podem ser grandes. Os métodos acima, assim como os exemplos, oferecem uma idéia de onde começar a desenvolver essa voz. Aqui estão outras dicas para manter o foco do que você procura. Use a transparência e a abertura no seu marketing.

Transparência e abertura nos levou a iniciar um blog que cobre o funcionamento interno do conceito “Buffer” – receitas, contratações e até mesmo os erros que cometemos ao longo do caminho. A Unbounce fez o mesmo trabalho, cobrindo os “bastidores” do tema em seu blog e mostrando a própria empresa para qualquer um ver.

Esse tipo de transparência e abertura pode ser um grande trunfo ao criar a voz de marketing para as mídias sociais. Para começar, esse tipo de marketing é único. Poucas empresas compartilham os detalhes de sua jornada e isso pode ajudá-lo a se destacar em um campo cheio de marcas.

Escrever com transparência também ajuda em uma comunicação confiante; tudo pode ser discutido. Venda a sua empresa como se estivesse vendendo uma pessoa. As empresas têm uma reputação de serem genéricas, ao invés de serem únicas. Portanto, essas mesmas empresas que comercializam sua marca com a perspectiva de um indivíduo, podem obter uma grande vantagem.

Na prática, isso seria semelhante a como os indivíduos – empreiteiros, freelancers, consultores, eu e você – lideram uma marca social. Esses indivíduos se comunicam com seus fãs e seguidores diretamente: são flexíveis e espontâneos. Não há nenhuma razão para que uma empresa não faça o mesmo. Pensar sob essa perspectiva pode levar a uma variedade de novas opções para encontrar uma voz nas mídias sociais.

Seja autêntico e consistente

Depois de encontrar uma voz e um tom para a sua marca, compare-a com estes valores: autenticidade e consistência. O site “Copy Hackers” tem uma boa maneira de descrever esses valores, listados abaixo, com mais dicas de como achar a sua voz:

Seu tom precisa ser autêntico e não forçado. Evite inconsistências. Cuidado com as tentativas de ser engraçado! Elas raramente funcionam e podem ser embaraçosas. Não se esqueça do contexto! O seu tom de voz não deve ser pesado a ponto de incomodar as pessoas. Prefira a usabilidade antes do tom.

4 exemplos de grandes vozes e tons no mercado de marketing de mídias sociais

DiGiorno Pizza: A marca de pizzas congeladas tem um tom incrivelmente distinto no Twitter e consegue manter seus assuntos casuais e espirituosas. Eles costumam postar frequentemente eventos por meio de tweets, fazendo observações relacionadas ao seu próprio produto com relação as novidades do mundo.

A Islândia quer ser sua amiga: este site foi criado com o objetivo de fazer com que as pessoas visitem a Islândia. A presença das mídias sociais assume um tom muito agradável, com sotaques e grafias escandinavas específicas. O site foi escrito a partir da perspectiva gramática da primeira pessoa – a voz não pode ficar mais original do que isso.

Method: Esta marca de utensílios domésticos sabe reconhecer o seu único ponto de venda de ingredientes naturais, biodegradáveis e se une com uma voz única, que é amigável, casual, e fora do comum – mais do que você poderia esperar de uma empresa de produtos de limpeza. Sua página no Facebook está cheia de dicas do tipo “DIY” e perguntas interessantes para os seguidores.

Warby Parker: A fabricante de óculos tem uma abordagem centrada no cliente, na voz e no tom – envolvendo o próprio público de todas as maneiras possíveis: por meio de fotos, concursos, perguntas e muito mais.

Como você descreveria a sua voz nas mídia social?

Eu adoraria saber o que você usa para descrever a voz de sua marca nas mídias sociais. Você usa adjetivos específicos para definir o que ela é? Quais são as empresas que você acredita que são líderes nesta área? Seria ótimo ler as suas opiniões nos comentários.