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4 formas de medir o ROI das suas campanhas de SEO

Calcular o sucesso do seu SEO é importante para avaliar se o seu tempo, dinheiro e esforços estão sendo gastos de forma eficaz.

A técnica é utilizada para conduzir visitantes relevantes para o seu site, com a intenção de transformá-los em consumidores pagantes. Para medir o retorno sobre o investimento ou o “ROI” de suas campanhas de SEO, procure usar informações vindas do Google Analytics – que seleciona, por meio de dados de sites, e analisa tendências em links, no tráfego e, talvez, o mais importante para os empresários, no aumento da receita.

Tráfego orgânico das não marcas

O aumento de tráfego do seu site é normalmente um bom sinal de que a sua empresa está bem em suas pesquisas de palavras-chave e nos resultados do mecanismo de busca (SERPs). Embora seja importante procurar termos de marcas, não se esqueça de prestar atenção ao dirigir o seu tráfego para os termos chamados de “não-marcas”.

Por exemplo: se a sua empresa de calçados estiver classificada como “super sapatos” e você vender os do tipo Oxford, ao invés de alguém procurar por “Super sapatos Oxford” no Google, você também deve ser procurado e encontrados na busca como “Sapato masculino de couro marrom Oxford”.

Navegue sempre pelas palavras-chave sem marcas, que irão gerar tráfego para o seu site por meio da visualização: Aquisição> Palavras-chave> Seção de Relatório Orgânico no Google Analytics.

É essencial diferenciar o tráfego de marcas do orgânica em seu site. Pesquisas de “não marcas” são normalmente compostas por novos visitantes que não estão familiarizados com o seu tipo de negócio, mas que, possivelmente, precisam de seus produtos ou serviços. Já o tráfego de marcas consiste em visitantes familiarizados com o seu site e são, provavelmente, clientes já existentes.

Tráfego de alta qualidade

O envio de grandes quantidades de tráfego não relacionados ao seu site pode ser inútil. Porém, quando um profissional usa técnicas de SEO isso ocorre com frequência. O tráfego elevado é importante para o crescimento contínuo de uma empresa e é fundamental para garantir a relevância dela aos visitantes que não irão simplesmente fechar o seu site logo que o abrirem.

A qualidade de tráfego possui muito mais chances de ser convertida em clientes. O que você tem a oferecer, é o que eles procuram. Para acessar essas informações no Google Analytics e identificar a qualidade do tráfego em seu site, visite a seção “Audiência” do painel de instruções e vá para o “Relatório de Comportamento”.

Como isso é medido? Ao analisar a taxa de rejeição, tempo gasto no site e o número de páginas por visita, é possível notar quais visitantes estão envolvidos com o seu produto ou serviço oferecido.

Links de entrada

Os links de entrada são um elemento vital no SEO. Quando outros sites se juntam ao seu, o Google considera isso como um fator de confiança para determinar se o sujeito de uma determinada empresa é especialista e, portanto, se ocupa os rankings de maneira adequada. O aumento da variedade de links de entrada para o seu site é uma maneira eficaz de ganhar maior visibilidade nos sistemas de busca e, consequentemente, um maior potencial de receita por meio do aumento do tráfego.

Como faço para medir os links de entrada? Um método fácil é usar a ferramenta “Majestic SEO”. O relatório permitirá que você examine a quantidade de “backlinks” do seu site.

Receitas

Acima dos rankings, links e outras métricas que determinam o ROI, as empresas prestam atenção especial na receita. A qualidade do tráfego e dos links irá afetar a receita do seu site, mas sozinhos acabam se tornando inúteis, pois não geram lucros ao seu negócio.

Para garantir um ROI de valor em um sistema de SEO, trabalhe na condução de conversões de tráfego altamente segmentados e, os interessados ​em suas ofertas, irão fornecer mais conversões e receita. Concentre-se na construção de links a partir de fontes relevantes, onde o seu público-alvo estará ativo para incentivar esse tipo de conversão. Tome medidas estratégicas.

Lembre-se: não é sobre a quantidade de tráfego ou de links, mas a abordagem para atrair a qualidade certa de tráfego e de links. Como a sua empresa mede o ROI? Em quais métricas você presta atenção?