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10 erros que você deve evitar no marketing de mídias sociais

O marketing tem um poder incrível.

Ele se tornou a principal plataforma que torna possível a comunicação entre família, amigos e velhos conhecidos. Além disso, é a principal fonte de informação para uso profissional e pessoal dos indivíduos. A maioria das pessoas sabe como funcionam as mídias sociais, mas apenas algumas têm compreensão sobre quais erros é preciso evitar. Veja quais são eles a seguir:

Conteúdo de má qualidade
O recall de uma marca é importante em qualquer negócio. Nas mídias sociais, o objetivo é estar sempre na mente do público, sendo a principal fonte de informação na hora de uma necessidade. Por isso, é fundamental oferecer um conteúdo que atenda aos interesses do seu público-alvo, ao invés de bombardeá-lo com promoções desinteressantes.

Deixar seus clientes esperando
Um dos maiores erros que as pessoas fazem nas mídias sociais é deixar os clientes esperando e, com isso, não responder imediatamente perguntas e comentários relevantes. Uma resposta é uma expectativa básica de atendimento ao cliente primário. Nunca faça seus seguidores esperarem. Ser pró-ativo, respondendo as questões, fará com que você tenha uma maior conexão com seu público.

Falta de criatividade
Em qualquer negócio, a concorrência é feroz. Então, para sobreviver, você deve fazer uso de toda a sua criatividade. Prenda a atenção do seu público pelo humor, motivação, inspiração e ofereça algo que eles não poderão recusar. Escreva mensagens envolventes que eles possam comentar ou perguntar. Surpreenda-os com algo único!

Ignorar os concorrentes
É importante estar consciente do que a concorrência está fazendo. Quase todo mundo já adotou as mídias sociais como uma arma de marketing para gerar ideias e obter maior sucesso. Observe o que seu concorrente faz. Debata a origem de seu próprio conteúdo e como você pode deixá-lo mais atraente.

Não aceitar críticas
Muitas pessoas não costumam aceitar bem comentários negativos, seja pessoalmente ou por escrito. Nos meios sociais isso pode ser prejudicial, porque as pessoas, dessa maneira, não podem falar livremente. É importante focar no “feedback de qualidade”, com críticas construtivas, que irão ajudar a descobrir elos fracos e criar novas oportunidades.

Muito envolvimento
Uma boa promoção implica em publicidade para o público certo, na hora certa. Pense em comerciais de TV. Será que você compraria um produto se o mesmo comercial fosse anunciado a cada cinco minutos? Tudo em demasia pode prejudicar seu negócio e irritar seus clientes.

Isolamento de um departamento
A ação de marketing em apenas um departamento limita o papel multi-funcional do seu negócio. Diferentes agências são mais úteis quando têm publicidade, compra de mídia, desenvolvimento web, SEO, PR e experiências com o cliente. Isso deve ser compartilhado entre sua empresa, para os concorrentes e clientes. Saia da sua zona de conforto e tente algo novo. Isso irá ajudá-lo a longo prazo, além de estabelecer um caminho claro para o sucesso.

Não entender sua plataforma
Você tem que descobrir qual tipo de rede social se encaixa melhor na sua empresa. Para algumas, um tempo limitado para se dedicar ao marketing das mídias sociais pode ser frustrante. Use plataformas ativas, assim como uma estratégia de conteúdo sólido para cada uma delas.

Ignorar dados
Ter um objetivo e entender o que você está fazendo é uma coisa, mas se manter a par de tudo o que acontece é igualmente importante. Cada clique, novo seguidor, leitura ou compra pode e deve ser rastreado.

Pesquise as melhores maneiras de controlar e usar esses dados para que você possa manter a competitividade e saber quais estratégias estão funcionando. Sites como o Hubspot, por exemplo, têm ferramentas incríveis para acompanhar diferentes plataformas.

Comprar seguidores
Você vai colocar em risco a sua página. Contanto que você siga as dicas desse post, provavelmente nunca terá de recorrer a “tática” de pagar por fãs, gostos, opiniões ou qualquer outra campanha que irá aumentar a sua base de seguidores.