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O que é a automação de marketing? Ela fará diferença em 2015?

Estudos indicam que a indústria de automação está prestes a ganhar muito dinheiro.

Muitas pessoas podem não entender o conceito fundamental de automação de marketing e sua vitalidade para as campanhas na área. A automação refere-se à utilização de plataformas tecnológicas e de software para mercado, produtos, serviços em múltiplos canais, além de automatizar tarefas e trabalhos repetitivos. Usando ferramentas como essa, você pode se comunicar facilmente enviando mensagens sem fazer nada manualmente.

Benefícios

Os principais benefícios da automação incluem: redução de erro humano, melhoria no desempenho de RH e aumento da eficiência dos seus negócios, aumento médio de 77% na receita, elevação de 53% na taxa de conversão, introspecção de 65% em prospect, melhor desempenho nas vendas, entre outros benefícios. A automação é um fator importante para melhorar a receita. Prevê-se que o uso da plataforma irá subir 50%, em 2015.

Tipos de plataformas

Existem diferentes tipos de plataformas e software que ajudam em uma série de atividades de marketing. Podemos dividi-las, principalmente, nas seguintes categorias: plataformas de inteligência, de automação e integrados e plataformas do tipo multitarefas.

1. Marketing inteligente

Essas plataformas usam diferentes códigos para saber sobre o comportamento dos usuários. Elas podem ser vistas no formato de: mídias sociais, e-mails e páginas de um site. Elas ajudam comerciantes a entenderem o comportamento de compra e a subscrição de um determinado conjunto de produtos e serviços.

2. Automação

As plataformas ajudam os comerciantes a gerenciarem e converterem perspectivas. Baseado no grau de engajamento de um prospecto, é atribuída uma pontuação especial e, em seguida, usando uma variedade de canais, as mensagens de marketing são enviadas.

Isso é geralmente conhecido como “marketing de gotejamento”. A prática é comum no business-to-business (B2B), no business-to-consumer (B2C), nos exercícios de vendas business-to-government (B2G), ou em plataformas de e-mail de marketing como o MailChimp e o Makesbridge.

3. Plataformas integradas e multitarefas

Podem ser definidas como um série nova e popular de plataformas. Ajudam as empresas nas seguintes áreas: processos internos de marketing, gestão de campanhas de análise profunda (sociais, web, e-mail), integração com aplicativos e plataformas sociais, como o LinkedIn, o Gmail, o Salesforce, etc.

4. Plataformas de nuvens

Estão inseridas entre algumas das plataformas mais populares. Atendem boa parte das necessidades do marketing. As empresas são capazes de gerir o processo de marketing interno, obter análises integradas, planejar melhor e utilizar múltiplas plataformas como: HubSpot, Makesbridge, Marketo e Eloqua.

Perspectivas para 2015

Os comerciantes devem definir as suas prioridades. Empresas de B2B estão adotando a automação de marketing de maneira rápida. De acordo com pesquisa realizada pela SiriusDecision, plataformas de automação de marketing têm uma taxa de 20%. Até o final de 2015, ela irá crescer 50%. Além disso, a taxa de penetração não é igual em todos os setores.

Dependendo da indústria e das necessidades de negócios, automatizar o processo de marketing economiza tempo, nutri perspectivas automaticamente e oferece melhores ofertas.

Se você deseja otimizar suas campanhas de marketing e conseguir mais em 2015, crie uma estratégia de marketing fresca, com a adoção da automação. Se você está confuso sobre a plataforma, teste-a e estude-a. As populares disponibilizam testes gratuitos. A Makesbridge oferece 30 dias de teste com vídeos tutoriais, guias e apoio aos clientes.