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Convergindo com mídias: um passo de cada vez

As mídias retratam de muitas formas a entrega e o armazenamento de informações e dados. Tratando-se de uma marca ou de um produto, existem três tipos de mídias necessárias:

Mídia paga: ou publicidade “tradicional”. Lá, você encontra todos os seus jornais, canais de televisão, rádios e outras formas de comunicação responsáveis por trazer a consciência de uma marca e novos clientes. Essa é a mídia mais cara e que terá maior frequência de consumo e de observação. Em média, o consumidor precisará ver uma propaganda paga entre 3 a 5 vezes no dia para que haja o efeito desejado.

Mídia de propriedade: há um controle completo da marca. Por exemplo: o Facebook, o Instagram e o Twitter são meios de comunicação que você cria a partir do zero. Suas opções são limitadas apenas para as próprias restrições e expectativas.

As mídias de propriedade direcionam comunidades já existentes, o que permite o contato com os clientes de forma pessoal. O uso das redes sociais estabelece um toque humano para a marca, considerando que os consumidores podem ser bastante desconfiados com mensagens de marketing.

Mídia de esforços: é a mídia “boca-a-boca”, mas pelas redes sociais. Consumidores em potencial tendem a procurar por opiniões de consumidores experientes para influenciar a sua decisão de compra.

Como eu encontro um equilíbrio?

Mídias convergentes: é a natureza coletiva da mídia paga, de propriedade e de ganhos. Ela é o centro, a toda-poderosa. Se você fosse usar apenas o Facebook para divulgar a sua marca, como as pessoas saberiam que você ainda tem uma conta pessoal na rede? Talvez você esteja usando uma mídia paga para manter contato com elas. Mas essas pessoas iriam entrar em contato com você, com perguntas e preocupações?

É por isso que a mídia convergente é importante para entregar uma mensagem para a sua marca. Você precisa atrair, relacionar e difundir o conhecimento para todo o seu público-alvo.

Exemplos de mídia convergente: posts pagos e promovidos pelo Facebook. Paga-se por um anúncio de pop-up para o consumidor-alvo, obtendo uma taxa de cliques mais elevada.

Já o “Content Syndication” usa suas mídia pagas para ampliar a propriedade do conteúdo. Isso inclui o uso de anúncios do Facebook, do YouTube e sites como o “Onespot”, que usa algoritmos para avaliar o mercado e anúncios em tempo real.